VICKYS.com.br VICKYS.com.br VICKYS.com.br

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

FESTA BEM BRASILEIRA!!!

O ASSUNTO É...
FOLCLORE???!!!


No Brasil, o folclore foi resultado da miscigenação de três povos (indígena, português e africano) e da influência dos imigrantes de várias partes do mundo. Por isso, nosso país tem uma tradição folclórica variada, rica e muito peculiar. Em cada região brasileira, o folclore apresenta semelhanças e diferenças.
Assim, estamos trabalhando com os nossos alunos a valorização dessas manifestações folclóricas originárias desses três grupos étnicos que participaram da nossa formação populacional.

“Um folclore que é sempre vivo quando tocado corajosamente por essa gente que gosta de ensinar, enfim, todos nós professores...”
“Feche os olhos e saiba aceitar o convite, ouça a canção, tenha as mãos abertas para a possibilidade e a poesia das vozes do tempo...”

Portanto, fizemos o nosso planejamento bimestral!!! E vocês precisam saber...
Então... vamos lá!!! Os alunos já estão...

· aprendendo um pouco mais sobre cada uma dessas etnias;
· conhecendo algumas origens das manifestações folclóricas;
· descobrindo a riqueza do folclore brasileiro que compõe a nossa identidade cultural;
· preparando uma bela apresentação (aguardem! vocês receberão o convite...);
· agitando a nossa gincana de gêneros;
· e muito mais...

Os alunos terão, também, um lanche típico por semana, apresentações... Será um grande trabalho!

E como sempre... contamos com a ajuda de vocês! A nossa gincana está muito devagar!!! Precisamos arrecadar muitas coisas, pois queremos apresentar um grande evento no dia 12 de setembro!

É BOM SABER QUE...
A turma vencedora de cada turno será premiada;
teremos a gincana de micos...
e o sorteio de uma rifa!!!

Ajudem! O sucesso do evento depende da participação de todos...

É BOM LEMBRAR QUE...
todos os informes e acontecimentos da escola são divulgados no blog: escolaclasse108sul.blogspot.com; e
a APM está contando com a sua contribuição...

Então não esqueça:
12 de setembro, sábado,
na Escola Classe 108 Sul,
um evento bem brasileiro!!!

Carinhosamente,
Nós daqui...

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

FESTAS DE ANIVERSÁRIOS DA 2ª A!

PARABÉNS, VIRGÍNIA!!!







PARABÉNS, LUÍSNA!!!



Como é bom compartilhar momentos tão especiais!!!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PARABÉNS PRA VOCÊ!!!

HOJE É O ANIVERSÁRIO DA PROFESSORA EUNICE,DA 2ª SÉRIE C!!!
DESEJAMOS...



Envie é grátisEnvie é grátis
Que o Senhor continue te abençoando em todas as áreas da sua vida!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

GRIPE SUÍNA


Esclareça alguns mitos sobre a gripe suína
Cristina Almeida (Especial para o UOL Ciência e Saúde)


Aprender a identificar os estados gripais e desvendar os mitos sobre a gripe suína pode ajudar a controlar a ansiedade que a doença vem provocando.


Veja:Gripe e resfriado têm as mesmas causas e sintomas parecidos?

FALSO - As gripes comuns são causadas pelo vírus influenza A, B ou C, que infectam as vias aéreas (nariz, garganta e pulmões). Os sintomas podem ser: indisposição, febre alta (persistente de 3 a 5 dias), tosse, dores musculares, dor de cabeça, calafrios, coriza, fadiga e mal-estar generalizado. Em alguns casos, pode haver náuseas, vômito e diarreia. Nos resfriados, a febre é baixa ou ausente e ocorre de 2 a 4 dias. Em geral, são causados por rinovírus (existem mais de 100 deles), parainfluenza (4 tipos), adenovírus (50 tipos) e coronavírus (4 tipos humanos), entre outros. Na gripe suína, os sintomas são similares aos das gripes comuns, mas, de um modo geral, a vítima não apresenta coriza e pode ter mais náuseas e vômito.

Tomar vitamina C previne a gripe suína?
FALSO - Tomar vitamina C não previne a gripe suína. A falta dessa vitamina tem relação com a gripe porque níveis alterados desse nutriente podem levar a alterações do sistema imunológico. Assim, seu uso é indicado somente para situações onde há deficiência desse nutriente, cuja falta prejudica não só o desempenho do organismo na defesa contra a influeza A, como para outras doenças. Entretanto, não existe comprovação de que, em organismos bem nutridos, a vitamina C traga benefícios extras. Ao contrário, seu consumo indiscriminado pode até trazer efeitos tóxicos para o indivíduo. Por isso, a dosagem ideal deve ser indicada por um médico.

Tomar chá de alho, hortelã ajuda a aplacar a gripe suína?
PARCIALMENTE VERDADEIRO - Ainda não existem evidências científicas de que o consumo dessas ervas possam ter efeitos protetivos contra a gripe suína. Mas, especialistas em medicina natural afirmam que o alho é útil nas infecções do aparelho respiratório e suas propriedades combatem a proliferação de vírus. Se consumido junto como complemento ao tratamento convencional, pode ter serventia. Quanto à hortelã, trata-se de um brando germicida natural utilizado para alívio de incômodos do aparelho digestivo, conferindo mero efeito refrescante para o aparelho respiratório.

Os medicamentos usados contra gripe suína podem gerar resistência?
VERDADEIRO - Os remédios utilizados para a gripe suína agem inibindo a disseminação do vírus, que tem capacidade de mudar e se adaptar, criando mecanismos de reprodução imprevisíveis, podem gerar resistência.

Pegar vento ou andar descalço pode predispor à gripe suína?
PARCIALMENTE VERDADEIRO - A exposição ao frio ou calor excessivo pode prejudicar várias funções do corpo, podendo causar alterações metabólicas, incluindo modificações nas condições das defesas imunológicas. Um exemplo disso é a mudança brusca do tempo, que predispõe a quadros alérgicos com aparecimento de secreção: se a pessoa se expõe ao vírus, com alteração anatômica e funcional das mucosas do trato respiratório (pelo quadro alérgico), terá maior dificuldade para se defender do vírus.

Se alguém pegar o vírus ficará imune à doença, mesmo que ela se manifeste em uma eventual segunda onda?
FALSO - Uma vez infectada, a pessoa fica imune ao vírus e, portanto, não ocorrerá a reincidência da doença. Mas se esse mesmo vírus vier a sofrer mutações, gerando uma segunda onda de contágio, o indivíduo não estará imune à versão mutante.

O vírus pode ficar incubado ao longo da vida e pode se manifestar no futuro?
FALSO - O H1N1 não causa esse tipo de fenômeno.

Obesidade pode aumentar a predisposição ao vírus?
VERDADEIRO - Estudo realizado na Califórnia revelou que 2/3 dos pacientes diagnosticados com a gripe suína, tinham doenças crônicas como asma, obstrução pulmonar, imunodeficiência, doença cardíaca (congênita ou coronária) e diabetes. A grande surpresa foi ter identificado entre elas a obesidade, que se cogita incluir no rol das condições de risco. Acredita-se que o excesso de peso na região abdominal comprima o pulmão, agravando os sintomas da doença.

Fontes: Dra. Terezinha de Paiva, especialista em microbiologia médica e pesquisadora científica do Instituto Adolfo Lutz; Dr. Celso Granato, chefe do setor de virologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e assessor médico de infectologia do laboratório Fleury; Dr. José Luiz de Andrade Neto, infectologista e professor da PUC-PR e da Universidade Federal do Paraná (UFPR); e Dr. Luca Avoledo, naturopata especialista em nutrição e saúde natural (Universidade de Milão); com informações dos sites Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e Bloomberg

sábado, 8 de agosto de 2009

FELIZ DIA DOS PAIS!




Cartões Animados
www.cartooes.com



MISSÃO DOS PAIS


Quando Deus te dá um filho, outorga-te a solene missão de moldar a argila mole, que animou com o milagre de seu sopro divino.


Nos sete primeiros anos de vida, tens de dar-lhe forma; dos sete aos quatorze, polimento.

Durante toda a sua vida, tens de depositar em seu interior o líquido da sabedoria e da temperança.

Tens de ensinar-lhe a ser obediente, pontual, disciplinado, pois tais qualidades lhe serão exigidas a todo instante.

Tens de despertar-lhe o amor ao trabalho, às ciências e à leitura, para que ele, sabendo dar, seja útil.

Tens de ensinar-lhe a renunciar, a sofrer com resignação, a crer na justiça divina, a perder e, principalmente, a vencer, para que ele, sabendo receber, possa receber sempre.

Tens de ensinar-lhe o valor do amor, da lealdade, dos sentimentos nobres, para que ele possa conhecer uma vida feliz e significativa.

Tens de despertar-lhe o interesse pelas coisas do céu, para que ele não seja esmagado pelas misérias da terra.

Tens de transmitir-lhe o significado da vida, para que ele não subordine a sua existência ao temor à morte.

Ele é a semente que plantarás.

O teu cuidado com ele irá refletir em tua colheita.

Se lhe deres instantes, farás dele um conhecido.

Se lhe deres tempo, farás dele um amigo.

Se o quiseres comprar favores materiais, ele verá em ti uma fonte de ganhos fáceis.
Se o conquistares com amor, serás para ele um PAI.

FELIZ DIA DOS PAIS!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

BOM DIA!

GRIPE INFLUENZA A H1N1: alguns esclarecimentos sobre a gripe e algumas atitudes que a escola tomará

1. A INFLUENZA (GRIPE) é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus influenza, transmissível de pessoa a pessoa por via respiratória.

2. QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA INFLUENZA A H1N1?
• Semelhante aos sintomas da influenza sazonal (gripe comum): febre, tosse, coriza, dor de garganta, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fadiga.
• Diarréia e vômitos;
• Pode causar uma piora de doenças crônicas preexistentes ou ocasionar complicações como pneumonia.

3. RISCOS DE COMPLICAÇÕES
• Idosos maiores de 60 anos;
• Crianças menores de 2 anos;
• Portadores de doenças crônicas
Complicações: pneumonias (internação hospitalar)

4. Conforme recomendação conjunta do Ministério da Saúde e da Educação, crianças com sintomas de gripe não devem ir à escola até seu TOTAL restabelecimento.
5. MEDIDAS DE CONTROLE
Recomenda-se que crianças menores de 12 anos permaneçam em casa no período de transmissão da doença (14 dias a partir do aparecimento dos sintomas).

6. Os alunos serão orientados pelos professores e profissionais da escola quanto aos novos hábitos que deverão ter na escola ou em casa, como medidas de prevenção.

7. Cada criança deverá ter uma GARRAFINHA para tomar água.

8. Solicitamos que, caso seja possível, cada criança tenha em seu material pessoal um PACOTE DE LENCINHOS DE PAPEL e um POTINHO DE GEL ANTI-SÉPTICO PARA MÃOS.

9. Em cada banheiro haverá um dispenser com sabão líquido e outro com papel toalha para uso da criança. Os bebedouros elétricos foram desativados por apresentarem risco de contaminação.

10. Em cada sala de aula foi colocado um dispenser com gel anti-séptico para uso do(a) professor(a), pois o(a) mesmo(a) não sai da sala constantemente para lavar as mãos. Os alunos lavarão suas mãos com sabão e água, várias vezes, sob a orientação dos professores e profissionais da escola.

11. Durante o recreio, as profissionais de limpeza limparão as carteiras com álcool gel como medida de prevenção.

12. A escola já adquiriu alguns termômetros para medir a temperatura dos alunos que apresentarem algum sintoma de gripe.

13. Foram fixados cartazes nas salas de aulas mostrando as medidas preventivas que cada um deverá tomar, para que possam se habituar mais rapidamente.

Ensina-nos o dito popular que...

“Durante o resfriado o doente fica atrás do lenço e durante a gripe, atrás do lençol”.

Atenciosamente,
Equipe da Escola

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

RECOMEÇAMOS!


O recesso acabou! Mas isso não é motivo para ficar triste. As aulas chegaram e vamos começar o semestre com toda energia! Vamos deixar a mochila organizada, o uniforme separado, dormir mais cedo e tomar um café da manhã reforçado para reencontrar os colegas, fazer novas amizades, rever os professores e colocar os assuntos em dia! São tantos coisas novas para aprender!
Agradecemos a Deus por estarmos novamente juntos, com saúde e alegres! Esse semestre será mais abençoado do que o primeiro, pois Deus continua conosco...
Um super beijo no coração de cada um!!!

domingo, 2 de agosto de 2009

VOLTA ÀS AULAS!

ATENÇÃO! ATENÇÃO!
RETORNAREMOS ÀS NOSSAS ATIVIDADES NORMAIS A PARTIR DE AMANHÃ!




QUE BOM TÊ-LOS NOVAMENTE EM NOSSA ESCOLA!!!
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios