VICKYS.com.br VICKYS.com.br VICKYS.com.br

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

FESTA CULTURAL BRASILEIRA: ENCANTAMENTO, CRIATIVIDADE E DEDICAÇÃO!

No Brasil, o folclore foi resultado da miscigenação de três povos (índio, branco e negro) e da influência dos imigrantes de várias partes do mundo.
Por isso, nosso país tem uma tradição folclórica variada, rica e muito peculiar. Em cada região brasileira, o folclore apresenta semelhanças e diferenças.
Assim, esse evento teve como objetivo principal trabalhar com os nossos alunos a valorização das manifestações culturais originárias desses três grupos étnicos que participaram da nossa formação populacional.
Agora, relembre os melhores momentos desse grande evento!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ÍNDIO, NEGRO E BRANCO: A MISTURA QUE DEU CERTO!!!

DIVERSIDADE CULTURAL
Humanidade é um conceito global que inclui todo o gênero humano nas suas múltiplas expressões, em todos os tempos e lugares. É, portanto, o conjunto de uma diversidade de povos e culturas.
A sociedade brasileira reflete, por sua própria formação histórica, o pluralismo. Somos nacionalmente, hoje, uma síntese intercultural, não apenas um mosaico de culturas. Nossa singularidade consiste em aceitar – um pouco mais do que outros - a diversidade e transformá-la em algo mais universal. Este é o verdadeiro perfil brasileiro.

Assim, para fazer a abertura do evento, convidamos a turma da 4ª série B, da professora Denise, que mostrará a formação do povo brasileiro.




















RAP
O termo RAP significa rhythm and poetry ( ritmo e poesia ). O RAP surgiu na Jamaica na década de 1960. Este gênero musical foi levado pelos jamaicanos para os Estados Unidos, mais especificamente para os bairros pobres de Nova Iorque, no começo da década de 1970. Jovens de origens negra e espanhola, em busca de uma sonoridade nova, deram um significativo impulso ao RAP.
Neste momento, assistiremos a apresentação da 3ª D, Professora Francis, um RAP intitulado Preconceito é burrice de Gabriel, o Pensador.





MITOS E LENDAS
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem às festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
Agora, convidamos a turma d0 2º Ano B, Professora Alzenira, para apresentar a música “O vira” de Ney Mato Grosso.




QUADRILHA
Esta dança, de origem francesa surgiu em Paris, no século XVIII. A quadrilha foi introduzida no Brasil durante a Regência e fez muito sucesso nos salões brasileiros do século XIX. No Rio de Janeiro, foi muito popularizada. Suas evoluções básicas foram modificadas e novas foram agregadas, modificando inclusive sua música e seus comandos.
Para apresentar a quadrilha, chamamos aqui, a turma do 1º Ano B da professora Ediméia.





CIRANDA
A ciranda é uma dança típica das praias, mais precisamente daquelas situadas ao norte de Pernambuco. Porém, sua origem não se restringe ao litoral. Verificou-se que seu surgimento ocorreu, simultaneamente, tanto na zona litorânea quanto em certas áreas, mais interioranas, da Zona da Mata Norte.
Para demonstrar essa dança tão encantadora, convidamos agora os alunos da 4ª série A, Professor Roberto.




BUMBA-MEU-BOI
A essência da lenda enlaça a sátira, a comédia, a tragédia e o drama, e demonstra sempre o contraste entre a fragilidade do homem e a força bruta de um boi. Reverencia o boi livre e nativo da floresta Amazônica, bem como a alegria, sinergia e força das festas coletivas índigenas.
A festa do boi-bumbá surgiu no nordeste do país, mas disseminou-se por quase todos os estados da Amazônia e Pará em especial o
Amazonas, visitado anualmente por milhares de turistas que vão para conhecer o famoso Festival Folclórico de Parintins, realizado desde 1913.
Tido atualmente como o 2º maior festival folclórico do país (perdendo apenas para o Carnaval), Parintins começou sua festa no formato atual em 1964, época aonde já se destacava a rivalidade entre a torcida de Garantido e Caprichoso.
Finalmente um fato que merece destaque, é que enquanto um Boi desfila e sua galera faz coreografias, a galera do contrário deve permanecer em silêncio, para não ofuscar o espetáculo. Uma verdadeira lição de cavalheirismo.
E aqui, as 2ªs séries farão a representação dos bois Garantido e Caprichoso
.

GARANTIDO - Simbolizado pelo coração vermelho, o boi foi fundado em 1913 por Lindolfo Monteverde, famoso cantor de versos do local. Durante o serviço militar Monteverde adoeceu, e fez promessa para São João de que, caso recobrasse a saúde, criaria um Boi que sairia todos os anos à rua enquanto ele vivesse. E assim continua até hoje. Para encenar o boi Garantido, convidamos as 2ªs séries C e D, professoras Eunice e Cinthia.






CAPRICHOSO - Simbolizado pela estrela azul, pela versão oficial o boi começou em 1925 após a saída de um de seus componentes, que foi substituído por dois irmãos cearenses, os quais criaram o boi para pagar uma promessa, Segundo eles, um Boi seria colocado para dançar nas festas de São João caso os dois tivessem sucesso na nova terra. E agora, com vocês representando o boi Caprichoso, os alunos das 2ªs séries A e B, professoras Iara e Carme-Lúcia.






FREVO
Esta dança teve origem nos movimentos da Capoeira. A estilização dos passos foi resultado da perseguição infligida pela Polícia aos capoeiras, que aos poucos sumiram das ruas, dando lugar aos passistas.1
O frevo é uma dança inspirada em um misto de Marcha e Polca, em compasso binário ou quaternário, dependendo da composição, de ritmo sincopado. É uma das danças mais vivas e mais brejeiras do folclore brasileiro. A comunicabilidade da música é tão contagiante que, quando executada, atrai os que passam e, empolgados, tomam parte nos folguedos. E é por isso mesmo, uma dança de multidão, onde se confundem todas as classes sociais em promiscuidade democrática. O frevo tanto é dançado na rua, como no salão.
Para representar essa dança, convidamos os alunos do 2º Ano A, professora Edgleuma.










DANÇA DO BALAIO

Balaio é uma dança proveniente do Nordeste brasileiro que teve suas raízes na chula. Em suas estrofes o Balaio relembra quadrinhas dos sertanejos.
e, para representar essa dança tão encantadora, convidamos os alunos do 1º Ano A, professora Nilza.




A DANÇA DO SIRIRI
O siriri é uma dança folclórica da Região Centro-Oeste do Brasil (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), e faz parte das festas tradicionais e festejos religiosos.
A dança lembra as brincadeiras
indígenas, com ritmo e expressão hispano-lusitana. Pode ser comparado com o fandango do litoral brasileiro. A música fala das coisas da vida de forma simples e alegre. Como instrumentos musicais, acompanham a viola de cocho, o cracacha (ganzá) e o mocho ou tamboril. A origem do termo siriri é incerta. Para alguns estudiosos vem da palavra otiriri, que designa um entremez do século XVIII, em Portugal. Outros acreditam expressar um tipo de cupins de asas. A expressão corporal e a coreografia transmitem o respeito e o culto à amizade, por isso é conhecido como dança mensagem. Ela é dançada com vários passos, como o dos homens colocarem os braços nas costas enquanto as mulheres mexem sua saia. Há varios outros movimentos como o de que eles parecem estar brincando.
Neste momento, convidamos os alunos da 3ª série C, Professoras Maria Luísa e Cléo, para apresentarem essa dança tão graciosa e alegre.






Índio, negro e branco: a mistura que deu certo. E para finalizar, convidamos os alunos das 3ªs séries A e B, para apresentar a música Aquarela Brasileira.






Nossa festa foi dedicada a vocês – amigos.
Brindemos todos os momentos em que podemos nos reunir, porque, em meio ao nosso caminho, nos deparamos com pessoas especiais que buscam conosco, o mesmo objetivo, os mesmos sonhos, a mesma vitória!!!
E para a realização desse evento, contamos com a ajuda de todos da comunidade escolar. Por isso, quero agradecer primeiramente a Deus, pela oportunidade de estarmos juntos hoje aqui, agradecer aos pais pela participação e colaboração com as gincanas e também pela confiança depositada em nosso trabalho, agradecer a todos os professores, auxiliares e equipe gestora que de igual forma se dedicaram e empenharam para a realização desse evento, onde muitas vezes acumularam tarefas e não se importaram em ultrapassar o seu horário de trabalho e desejar que todos aproveitem o tempo restante da nossa festa e que saiam daqui certos de que alcançamos hoje uma grande vitória.
A todos, o nosso muito obrigado!







VOCÊS SÃO ESSENCIAIS PARA O SUCESSO DA ESCOLA!!!

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios